quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Coisa de boboca

Lembra como a gente imaginava que seria o futuro há umas décadas atrás? Mais ou menos como no mundo dos Jetsons: robôs por todos os lados, carros voadores, prédios que se movem, altas tecnologias controlando tudo que se possa pensar. Eis que me avisam que a era digital chegou, que ela está louquinha querendo tomar conta de tudo. Para mim ela sempre foi esperada como algo que antecedesse o fim do mundo, tipo filme de ficção científica mesmo; não consigo evitar de pensar no trailer: existem os dinossauros, eles são extintos, depois existem os homens que criam as máquinas, os homens são extintos, as máquinas povoam o mundo, as máquinas destroem o mundo, com todos os efeitos especiais cabíveis e incabíveis e talvez até um final mais emocionante com direito a reconstrução do planeta por extra terrestres. Talvez nem tão catastrófico assim!

Essa semana participei do encontro de Publicidade e Propaganda da Católica em Goiânia, que abordava o tema quase apocalíptico: comunicação digital. É como se dissessem assim "O Futuro vai começar...um, dois, três, já! Começou!" Mas eles não podiam fazer isso com a gente, mesmo que eu tenha esperado por esse momento a minha vida inteira, parece que era pra ser um acontecimento distante ainda...Pareço até uma velhinha dizendo "No meu tempo era bem melhor!", mas cá entre nós, muita tecnologia assusta!

A impressão que eu tenho é que o mundo será invadido por monitores, privacidade será algo não desfrutável e as pessoas ao mesmo tempo que estarão conectadas e muito próximas, estarão cada vez mais distante fisicamente falando. Beijos, abraços e até sexo se tornaram cada vez mais virtuais, as pessoas mais informadas e ao mesmo tempo menos sábias, levando em conta que a maioria das informações são instântaneas e descartáveis...é de se espantar!

Não pensem vocês que eu sou contra a modernidade não, parte de mim acha o máximo poder acessar a internet de qualquer lugar, a ótima resolução da TV digital, o mundo de informações em tempo real aos nossos pés e todas aquelas palavrinhas do nosso cotidiano que são utilizadas com tanta naturalidade: bluetooth, e-mails, megapixels, gigabytes, ipod, mp4, e por aí vai...Sem falar que eu como comunicadora acho toda forma de comunicação válida, adoro inovações e facilidades.

Mas aí, tem a outra parte de mim que vibra com um livro com páginas de verdade, jornal com aquele cheirinho bom, vitrola, disco de vinil, fita cassete, correspondência escrita a mão, jogo banco imobiliário; talvez essas coisas remetam à uma poesia que o moderno não consegue trazer. Tudo bem podem me chamar de boboca...que é uma palavra bem antiquada por sinal; consigo pensar em outras ainda mais, como: serelepe, peralta, supimpa, batuta, patota....tá parei!

5 comentários:

  1. Não tinha visto isso antes... O que eu acho mais bacana da "tecnologia" é que tem umas coisas tão bonitinhas, né? Várias com um ar "retrô" ou "vintage"... são ótimar para usarmos como decoração... principalmente se for em cima de um paninho de crochê, feito pela bisa... amo a Tecnologia, mas amo muito mais as " Antiquadisses" !

    ResponderExcluir
  2. Tbm concordo Joyce, mas de acordo com algumas teorias, ficará td automatizado demais, que gerará o caos. daí começaremos td denovo da estaca zero. Ontem vi o filme Wall-e, fala sobre isso. vc tem q assistir. vai amar, eu logicamente chorei, rs. fala das maquinas, e da dependencia dos humanos.

    ResponderExcluir
  3. aparelhos de som superpotentes, com carinha de vitrola;
    sapato que eu comprei ontem e que é igualziho ao que a minha tia avó usava quando era mocinha;
    tv high-tech com design retrô.
    adoro.


    mas receber correspondência escrita a mão é absolutamente impagável.

    ResponderExcluir

Você acaba de ganhar um vale-pitaco!