quarta-feira, 4 de março de 2009

Florzinhas de São Jorge


"Diz a lenda que a flor nasceu das
lágrimas de crocodilo do dragão de São Jorge,
no momento em que o monstro cuspidor de fogo
foi golpeado no coração...mentirinha!!!"

Hoje eu fiz o caminho mais longo. Chegar atrasada no trabalho nem me preocupa mais, anda me irritando ter hora certa para tudo, anda me irritando ser certa em tudo. Quando começo a agir desse jeito me lembro da minha mãe dizendo que quanto mais a idade avança, mas doida a gente fica, faz o que dá na telha e pronto. Será que é velhice precoce o mal do qual eu sofro? Bem que poderia ser "doidice" precoce. Nem todas as pessoas ficam doidas na vida, porém é certo que se vivas, um dia elas se tornarão velhas, mas comigo nunca se sabe, loucura acontece (muda a cena tá lá uma Joyce jogando pedra em avião, com o sutien por cima da blusa e entre uma pedra e outra dançando "cara caramba cara caraô"! ai não!!). Mas enquanto me julgo sã, gosto de caminhar, até para poder me manter assim eu acho. Se bem que andar muito, assim como lavar louça ou fazer faxina em guarda roupa, surtem um efeito Maria do Bairro em mim, me fazem pensar na vida, e eu uso de toda a minha mexicanidade (que aliás, estou ficando muito boa nisso!), choro, sinto pena de mim mesma, é um horror! (pareceu desculpa de gente preguiçosa, mas é verdade!)

Mas hoje não; tomar aquele caminho mais longo não me derramou nenhuma lágrima. Caminhei sem pressa, bem devagar, ouvindo minha musiquinha, sentindo aquele solzinho no rosto, observando as pessoas fazendo seus "exercíciozinhos" matinais ao redor do colégio São Francisco, me matando de preguicinha só de pensar em tanta disposição. Fico feliz que tenha sido um dia "inho", os dias "ãos" me dão mal humor, faz calorão, me rendem sempre algum trabalhão, parece que é sempre mais carregado. E por ser um dia "inho", tive mais cuidado e paciência em observar que as árvores ao redor do colégio estão todas floridas. Por todos os lados só se vê florzinhas roxas, bem características da flora do cerrado.

Me lembrei que lá em Alto Paraíso de Goiás; terra do meu avô; a gente vê muitas dessas árvores e me disseram que o nome das flores que delas brotavam era flor de São Jorge. Quem sou eu pra duvidar? Passei muitos anos da minha vida acreditando nisso e pior ainda passando isso adiante sem nenhuma fonte segura de informação...."adoro flor de São Jorge!", " São tão bonitas as flores de São Jorge!", "ó, tá vendo essa florzinha roxa aqui? É flor de São Jorge"....toda sabida, toda besta. Me bateu uma preocupação hoje em confirmar tal verdade. E onde é que a gente tira todas as dúvidas do mundo? São Google!

Decepção gente, não encontrei nenhum registrozinho da florzinha roxa com o nome de São Jorge. Deve haver algum sentido nisso mesmo, São Jorge lá na lua, tão ocupado matando aquele dragão a vida toda, porque haveria de ter uma flor com o seu nome? E que mania de Google! A culpa deve ser dele. Como é que eu posso ter como preferida uma árvore que dá uma flor que eu nem sei o nome? Me senti uma fraude! Ó vida! Ó céus!

O dia que eu descobrir o nome da danada serei extremamente feliz. Se alguém souber de que flor estou falando, poderia me fazer sorrir e compartilhar dessa botânica informação??? Obrigadinha!


* Obrigada também aos meus 4 leitores pelos elogios ao novo layout! Isso me faz querer postar mais, azar de quem lê! =P

3 comentários:

  1. se a florzinha roxa que vc tá falando for aquela que tem da rosa tbm e que tem em anápolis toda, eu acho que é quaresmeira. não é não? eu e minha mãe sempre pegávamos flor de quaresmeira pra por nuns potes de vidro lem casa. deve ser essa mesmo, pq vc disse que em volta do são chico tá cheio e a gente tá na quaresma desde quarta-feira passada, que foi quarta de cinzas. enfim, acho que é isso!

    huhuhu

    ResponderExcluir
  2. ai, que saudade de anápolis!

    droga!



    (aqui em bh tbm tem quaresmeira, mas não é a msm coisa. aqui não tem mãe, nem casa e nem pote de vidro!)

    ResponderExcluir
  3. eu a-do-ro essas florzinhas, tb.
    e penso que pode ser quaresmeira, de fato. vou perguntar pro boga! tem que ter uma vantagem ter um amigovizinho biólogo!!

    e 4 leitorAs, né?
    acho que os meninos ficaram sem graça com a coisa de mulherzinha!


    ;*

    ResponderExcluir

Você acaba de ganhar um vale-pitaco!