segunda-feira, 13 de abril de 2009

De quantas novenas é feito um coração cheio?


"E o coração dela ainda tá vazio?"

Domingo de manhã, o telefone toca na sala.
Pela casa toda escuta-se o "OI VÓ!" gritado pela minha mãe. Sabe-se logo: é a vovó Lila, minha bisa.
Pelo que a minha mãe responde, dá para imaginar todo o diálogo. A vó engata em uma série de perguntas e respostas seguidas: "Estão todos bem?", "Aí tá chovendo muito? Aqui em São Paulo tá chovendo!", "A Tia Francisca tá mandando um beijo!", "e a casa nova?" e termina sempre com "ah! os meus ouvidos já não me ajudam mais!". Vez ou outra a minha mãe faz uma pergunta seguida de uma risada enquanto comenta com a gente, tapando o bocal do telefone (como se a minha bisa pudesse ouvir) "ela não escuta uma palavra do que a gente diz!". A gente percebe que ela não ouviu quando fazemos uma pergunta do tipo "Que dia você vem vó?" e ela responde "é!".
Ela é adorável! Uma coisinha fofa de cabelo roxo e unhas sempre bem feitas, pintadas de cor de rosa.
Nunca vou me esquecer da cartinha que recebi no meu aniversário do ano passado. Ela se desculpava pela caligrafia pois "a vista já não lhe ajudava", e me mandava dois presentes: um era um dinheirinho, segundo ela um "agradinho" e o outro era uma novena que ela me ensinava fazer, que era "tiro e queda" pra arrumar marido, porque "uma comadre dela fez e arrumou um marido riquíssimo, e ela já tinha quarenta anos". É, ela me acha uma encalhadona! Pior ainda, uma encalhadona que precisa de novena! E ainda pior, a situação é mais grave por ela me comparar a uma solteirona de 40! Ai meus sais...para os 40 só falta 16 anos! Será que eu devo começar a pensar em novena?
Eu entendo a preocupação da vovó. Na época dela, as moças se casavam cedo. Assim foi com ela, e por ter enviuvado também cedo, deve saber quão ruim é não ter um companheiro para dividir as alegrias, as tristezas e as dívidas, porque, que eu saiba, ela sustentou dois filhos sozinha, trabalhando como caixa de armazém. Isso na década de 40, eu imagino quanto preconceito ela enfrentou em uma sociedade machista. Ela era porreta!
Ela tem mais quatro bisnetas, duas que mal saíram das fraldas, mas já tem dois namorados cada uma e outras duas que namoram há anos e o casamento já é quase certo. Então sobra para mim. Acho que na visão dela, ela tem que me salvar da solteirice. Não adianta, talvez nem importe a minha vontade, o que ela quer é me casar!
Nesse domingo, o final da conversa dela com a minha mãe foi um pouco diferente do que costuma ser: "E a Joyce tá bem? O coração dela ainda tá vazio?", "Não vó, tá não! O coração dela tá sempre cheio! Do jeito dela, mas tá!". Não sei se a vovó ouviu o que a minha mãe disse, mas ela respondeu "Eu continuo rezando por ela!"


7 comentários:

  1. Ôooo, gente!

    A dona Lila é bonitinha demais!!

    ResponderExcluir
  2. Óuuun~~ Que bisa mais fooofa! Se bem que a minha vó é bem fofa assim também! E lendo esse texto me deu uma saudade danada dela.... By the way, adorei a imagem do post.... :o)

    ResponderExcluir
  3. Que bonitinho, vc nao vai morrer encalhada... Esse povo velho quando reza sempre dá certo, a minha bisa sempre ameaça rezar por mim...mas acho que os netos dela vem antes, aí ela sempre me esquece...

    ResponderExcluir
  4. é, acho que to nesse esquema tbm, joycita...

    ResponderExcluir
  5. adoro bisas e vovis...
    pois é, essa semana passei por isso tambem!
    eu pelo menos, adoro, estar solteira nesse momento, e como ja fiz um filho mesmo (a coisa mais bacana do casamento, ao meu ver), to faceira que é um ganso...
    Afinal, homem... poutz, só se for muiiiito bonzinho, saiba, cozinhar, seja fiel, organizado e me ame ao ponto de nunca me trair!
    Pra mim novena nao adianta, tem que ser quatrocentena!
    hUIAHuiHAuiHAiuHAIUh
    Beijaoooooo pra vc e pra Bisa!
    =o***

    ResponderExcluir
  6. Coloquei como meus favoritos ta permitido?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Joyce... pelas histórias que vc conta suas vós são o maximo rs... vc tinha que escrever um livro com suas historias rs e ilustrar com sua personagem rs... mas e ai já esta pensando em começar a novena... kkkkkkkk qto mais cedo mio rs...
    um bjao pra vc...

    ResponderExcluir

Você acaba de ganhar um vale-pitaco!