segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Na torcida pela evolução dos cordeirinhos.








Lembra das aulas de biologia? Especificamente aquela aula que fala sobre uma tal de teoria evolucionista de Darwin? Eu me lembro bem e de ontem para hoje tenho repassado em minha mente o que Charles Darwin propôs brilhantemente. A teoria evolutiva se baseia na ideia de seleção natural, ou seja, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

E sendo bem cruel com a humanidade, eu temo que existam duas classificações para as pessoas: as sagazes e as bobinhas. Se você é uma pessoa sagaz não pode ser bobinha, mas se você é bobinha e quiser sobreviver, talvez tenha que se adaptar ao meio e ser um pouco sagaz para começar. Acho que você que é sagaz já percebeu que eu estou falando de qualquer coisa, menos de biologia, já você que é bobinha não se preocupe, logo a natureza se encarrega, é uma questão de tempo. A essa altura você também já sabe em que grupo de pessoas eu estou classificada e temo não ter tanto tempo no meu habitat natural.

Usando um exemplo hipotético e idiota (porque como pessoa bobinha que sou não consigo pensar em coisa melhor): consideremos dois animais, um lobo e um cordeiro. O lobo sagaz mata o cordeirinho fofo e bobo sempre, é a lei da vida e da cadeia alimentar. O lobo nem sempre vai atacar pela frente, muitas vezes virá pelas costas, de forma cruel, sem defesa porque os lobos são a parte sagaz da história, eles não aprenderam a ter escrúpulos na escola de lobos da vida. Não me admira existir uma expressão "lobo em pele de cordeiro".  A parte fraca envolvida, no caso o cordeirinho fofo e bobo, nunca terá a chance de se lamentar, ele é um belo petisco e é frágil, porque afinal de contas ele é um cordeirinho fofo e irritante de tão bobo, não é esperado que ele se rebele. No máximo se espera que ele fuja da situação para se salvar ou que ele aceite a sua condição e pronto. O lobo sagaz também não vai ter remorso, nem ficaria bem para a própria sagacidade dele - Ora lobos de todo o mundo! Vocês não podem ter uma crise de consciência e esperar uma absolvição do próprio cordeirinho fofo e bobo. Não está certo!

E se por acaso o cordeirinho fofo e bobo desse uma mordida no lobo sagaz, o que aconteceria?
Pode ser que ele não fosse menos bobo por isso, menos fofo talvez, mas com certeza o lobo sagaz começaria a ter respeito por ele, ou mais raiva, e  aí ele já era em uma bocada só.

Então moral da história meus amigos: os cordeirinhos fofos e bobos sempre morrem no final.
Não sejam cordeirinhos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você acaba de ganhar um vale-pitaco!