quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Santas Releituras


Essa é a imagem central da campanha da REF (Rede Educacional Franciscana), esse ano chamando atenção para os valores humanos, para as preocupações com o mundo que nos cerca e para a formação do caráter da criança. A imagem é na verdade uma releitura da ilustração do meu amigo Tiago ( tem muito do dedo e do pitaco dele aqui!). Aliás teve releitura também dos mascotes: Chiquinho (São Francisco), Clarinha (Santa Clara) e Toninho (Santo Antônio).Trabalhar nessa campanha me fez lembrar muito da minha infância, que diga-se de passagem passou-se em boa parte em colégios de freira, primeiro Auxilium, depois Instituto Nossa Senhora do Carmo. Foram 8 longos anos nesse último, que a contra gosto da Irmã Cecília, que sonhava que eu me tornasse freira (não sei de onde ela tirou que eu tinha potencial para isso!) não fizeram de mim nenhuma santa, o mais próximo que consegui chegar disso foi ao coroar Nossa Senhora, acho que em parte por causa do vestidinho branco, eu parecia mesmo uma anjinha.

E sempre que eu me lembro das Irmãs Carmelitas da Divina Providência (ufa!), penso na sábia Irmã Sophia que me ensinou algo que levo para vida toda. Eu na minha inocência de criança, adorava sentar-me no chão do pátio no recreio, eis que como a "mestre dos magos" de hábito ela surge e profere as palavras: "Não senta nesse chão frio menina! Dá hemorróida!". E eu ia duvidar? Eu que não ia pagar pra ver se era verdade...ela devia ter embasamento e/ou experiência pra dizer aquilo (Com esse tipo de comentário a gente vai pro céu?).

4 comentários:

  1. Se alguém me avisa coisa como essa eu obedeço, mesmo que seja a pessoa com menos crédito no mundo! afinal, onde mamãe passou talquinho....
    Agora dizer se vais pro céu ou não, acho que vai... afinal, quão longe pode chegar uma joaninha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. pra mim era chão quente que fazia a gente ter hemorróidas, mas a freira é ela, né?
    eu que não discuto!
    =x


    vai pro céu, sim, joycita.
    deus é um cara bem humorado!
    huhuhuh

    ^^

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkk


    ain, que bonitinhos o chiquinho, a clarinha e o toninho!


    anem, que me deu uma saudade dos meus tempos do colégio são francisco! era tão bom matar aula nos jardins e subir lá no pé da santa clara...ai ai ai...


    se a irmã cecília te visse vestida de joaninha super sexy, iria cair dura!

    hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Os desenhos ficaram excelentes
    mas,
    ...

    kakakakaka

    Joyce, essa freira é muito educativa! aiaiai, kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Você acaba de ganhar um vale-pitaco!