domingo, 2 de novembro de 2008

Manual do meu subconsciente


Eu sou o tipo de pessoa que sonha muito, isso é fato. Não, mas não é sonhar no sentido de almejar...é sonhar no sentido de dormir e deixar o sr. subconsciente trabalhar. E eu tenho um medo dele!

Não que eu seja freudiana, mas eu vou confessar uma coisa: tenho um dicionário dos sonhos na cabeceira da minha cama. Sempre fui de sonhar e correr pra internet pesquisar o que significava, até que um dia passei em frente a uma livraria e vi logo ali me chamando, tão azul, tão gordinho, o verdadeiro manual do meu subconsiente! Foi irresistível! E pela bagatela de 10 contos? ahhh! comprei mesmo!

Mas aí surgem os primeiros problemas de interpretação. Uma vez eu sonhei que um amigo (quase um irmão) me abandona no deserto com toda a minha família, depois de uma festa esquisita na casa dele, onde ele e a irmã dele (que não sou eu, é a de sangue mesmo) pareciam a bruxa do João e Maria querendo nos engordar para comer no jantar, como não foi do nosso agrado prestar esse papel, fomos abandonados no meio do nada. Então tá....primeiro procurar por abandono....ih! não tem! Tá então vamos logo pro deserto, que significa: "vergonha e tristeza". Mas logo abaixo diz que se eu estou no deserto entre amigos (os membros da nossa família são nossos amigos não é não? Eu considerei assim) é "sinal de harmonia". Então eu terei uma harmonia triste? Ou ficarei com vergonha da minha harmonia? Ou quem sabe eu terei uma tristeza e uma vergonha harmônicas?

Aí teve a vez que eu sonhei que eu tinha um passarinho azul lindo e ele ficava preso em uma gaiola, fiquei com pena e soltei o bichinho, mas ele não foi embora, ficou cantando no muro de casa, até que veio uma coruja e o atacou (usando de eufemismo para o que aconteceu com ele). Procurei primeiro por pássaro, e achei "pássaro cantando" (que era o caso) e o dicionário me disse que "eu receberia um presente valioso", mas aí a parte que me preocupou foi a da coruja, sempre ouvi dizer que ela é sinal de mal agouro....dito e feito lá dizia em letras garrafais "infelicidade", curto e grosso. Até aí tudo bem, dava para entender...eu receberia um presente valioso, e alguma coisa me deixaria infeliz (mas eu sou tão fácil de agradar!). Então eu me lembrei que lá em pássaros tinha a opção "pássaros noturnos", pensei cá com meus botões: "Coruja é um pássaro noturno!" e vejam só o que dizia "alegria duradoura". Ahá! Peguei no pulo, ou melhor na contradição! Esse último significado fazia bem mais sentido e casava perfeitamente com a parte de receber um presente, mas minou minha relação com o dicionário....eu não podia confiar mais nele!

No fim das contas...eu nunca soube que presente era esse, se é que existe algum! Mas os sonhos continuam me intrigando....Alguns eu abomino, do tipo sonhar com dentes, ou com a falta deles, com perseguição, que fui pra escola só de calcinha (acho que todo mundo já sonhou com isso!), com morte....Há também os que não quero que termine nunca com o som de despertador ao fundo: sonhar que estou voando, ou que eu vivo embaixo d'água respirando e tudo mais, sonhar com música, sonhar com quem eu tenho saudade, sonhar com cores e até com o príncipe encantado (ah porquê não? Mas o meu nunca veio em um cavalo branco...)

Desisti de entendê-los, apesar de que os sonhos para mim são sempre bem vindos...Não posso colocar toda a culpa no dicionário também, temos que concordar que é bem difícil saber porque eu sonhei que estava numa expedição com pessoas que não conheço, no meio de uma floresta que não tinha chão, só água e para nos locomovermos tínhamos que nos balançar de cipó em cipó, porque lá embaixo haviam bichos carnívoros devoradores de gente, tais monstros se pareciam com nuggets de frango gigantes, e em determinado momento da aventura, aparecem dezenas de sereias que tentavam nos encantar com suas músicas, e quando conseguimos fugir das "peixonas", estávamos em um supermercado. (???)

Ou ainda a vez que sonhei que tinha uma loja de brinquedos no velho-oeste....tá! Parei! Cada sonho é merecedor de um post a parte...muitos detalhes!

Ilustração inspirada num sonho que tive.

7 comentários:

  1. "...porque lá embaixo haviam bichos carnívoros devoradores de gente que se pareciam com nuggets de frango gigantes..." e "...sonhei que tinha uma loja de brinquedos no velho-oeste..." Xoice, sua criatividade tá até nos sonhos, mas pessoas que se pareciam com nuggets! hauhauhahuahau eu tinha que comentar! fico tentando imaginar isso!!!

    Muito bom!

    ps: tb não confio nesses dicionários de sonhos!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. joycita, eu me amarro nos seus sonhos!
    (escrevi e já pensei em vc sonhando com uma mayra amarrada. seria no deserto, na floresta, ou no its?)

    ahahahaha


    ai, como eu amo!
    =***

    ResponderExcluir
  3. óquei, vou fazer a listinha dos sonhos e te mandar por e-mail!

    huhuhu

    ResponderExcluir
  4. Acho que percebi que você gosta de desenhos caóticos... olha o flickr dessa minha amiga aqui:
    http://www.flickr.com/photos/magvetica/

    de nada! ahhehehe

    ResponderExcluir
  5. Ai Joyce, sinto tantas saudades das suas historias e sonhos,...
    gosto muuuito do seu blog!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. After reading the information, I may have different views, but I do think this is good BLOG!

    ResponderExcluir
  7. Some of the content is very worthy of my drawing, I like your information!
    Special Net

    ResponderExcluir

Você acaba de ganhar um vale-pitaco!